domingo, 26 de junho de 2011

TIC Unidade IV, Atividade 4.4

Plano de aula

Disciplinas: Português e artes.

Conteúdo: Leitura e escrita

Objetivos:

  • Ler textos diferenciados ( do livro didático e impressos da internet) parlendas e piadas infantis, ajustando o oral ao escrito. 

Desenvolvimento:

·         Ler os textos e resolver questões do livro didático;
·         Seleção de  parlendas diversas para leitura e confecção de cartazes para deixar exposto na sala de aula; 
·         Leitura diária de parlendas e textos com linguagens simples e complexas;
·         Produção de fichas de leitura ( textos, piadas, parlendas e trava-linguas);
·         Confecção de um mini-livro de parlendas e piadas infantis.

Material necessário:  Computador, Impressora, livro didático, cadernos, lápis, borrachas, tesouras, papel sulfite, cartolinas, lápis de cor, EVA, cola, fita crepe, fita adesiva larga e outros que se fizerem necessários.

Tempo estimado: aproximadamente um mês.

Exemplos de  Parlendas:
SANTA LUZIA
SANTA CLARA
CORRE RATINHO
SANTA LUZIA
PASSOU POR AQUI
COM SEU CAVALINHO
COMENDO CAPIM
SANTA LUZIA
QUE TINHA TRÊS FILHAS:
UMA QUE FIAVA
UMA QUE TECIA
UMA QUE TIRAVA
O CISCO QUE HAVIA
SANTA CLARA CLAREOU,
SÃO DOMINGOS ALUMIOU.
VAI, CHUVA!
VEM, SOL!
VAI CHUVA!
VEM SOL!
PRA SECAR O MEU LENÇOL!
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TEM FOME
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TE COME


Produto final: mini-livro de parlendas, piadas e trava-linguas.

Avaliação: Através da observação dos progressos dos alunos em relação à construção do sistema de leitura  e escrita, bem como o comportamento durante as atividades em grupo; organização empenho e capricho na realização das atividades.

Questionamentos para a realização da avaliação bimestral.
·         Os estudantes conseguiram ler, memorizar  e se divertir com as parlendas?
·         Realizaram com atenção e empenho as tarefas de leitura e escrita?
·          Gostaram de fazer e ganhar os mini-livros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário