Plano de aula
Disciplinas: Português e artes.
Conteúdo: Leitura e escrita
Objetivos:
- Ler textos diferenciados ( do livro didático e impressos da internet) parlendas e piadas infantis, ajustando o oral ao escrito.
Desenvolvimento:
· Ler os textos e resolver questões do livro didático;
· Seleção de parlendas diversas para leitura e confecção de cartazes para deixar exposto na sala de aula;
· Leitura diária de parlendas e textos com linguagens simples e complexas;
· Produção de fichas de leitura ( textos, piadas, parlendas e trava-linguas);
· Confecção de um mini-livro de parlendas e piadas infantis.
Material necessário: Computador, Impressora, livro didático, cadernos, lápis, borrachas, tesouras, papel sulfite, cartolinas, lápis de cor, EVA, cola, fita crepe, fita adesiva larga e outros que se fizerem necessários.
Tempo estimado: aproximadamente um mês.
Exemplos de Parlendas:
SANTA LUZIA | SANTA CLARA | CORRE RATINHO |
SANTA LUZIA PASSOU POR AQUI COM SEU CAVALINHO COMENDO CAPIM SANTA LUZIA QUE TINHA TRÊS FILHAS: UMA QUE FIAVA UMA QUE TECIA UMA QUE TIRAVA O CISCO QUE HAVIA | SANTA CLARA CLAREOU, SÃO DOMINGOS ALUMIOU. VAI, CHUVA! VEM, SOL! VAI CHUVA! VEM SOL! PRA SECAR O MEU LENÇOL! | CORRE, RATINHO QUE O GATO TEM FOME CORRE, RATINHO QUE O GATO TE COME |
Produto final: mini-livro de parlendas, piadas e trava-linguas.
Avaliação: Através da observação dos progressos dos alunos em relação à construção do sistema de leitura e escrita, bem como o comportamento durante as atividades em grupo; organização empenho e capricho na realização das atividades.
Avaliação: Através da observação dos progressos dos alunos em relação à construção do sistema de leitura e escrita, bem como o comportamento durante as atividades em grupo; organização empenho e capricho na realização das atividades.
Questionamentos para a realização da avaliação bimestral.
· Os estudantes conseguiram ler, memorizar e se divertir com as parlendas?
· Realizaram com atenção e empenho as tarefas de leitura e escrita?
· Gostaram de fazer e ganhar os mini-livros?
Nenhum comentário:
Postar um comentário