quinta-feira, 23 de junho de 2011

TIC Unidade IV: Atividade 4.2


Reflita:
Vivemos momento em que a abordagem construcionista ganha espaço em sala de aula. O professor deve ser orientador do aluno, mas, para isso deve identificar os conhecimentos que ele traz do cotidiano, orientá-lo para que possa reconstruir significados e formalizar o conhecimento científico. É papel da escola trabalhar com o conhecimento científico, mas isso não significa empurrar para o aluno o conhecimento abstrato, e sim realizar um trabalho pedagógico a partir do conhecimento que o aluno demonstra possuir para que ele possa se desenvolver e atingir o novo patamar do conhecimento científico sistematizado.
Explicite as características das tecnologias de informação e comunicação que podem trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica.


Se formos observar com atenção todas as tecnologias contribuem com a educação. Tudo depende da forma como a utilizamos. A televisão, o radio, o aparelho de som, o computador, o celular entre outros, são muito úteis, e temos que usá-los para auxiliar nossa prática. Como educadores não podemos ficar ultrapassados.
As crianças e adolescentes de hoje tem uma facilidade imensa em lidar com todo tipo de inovações tecnológicas. Porém infelizmente na maioria das vezes se perdem no excesso de informações que possuem e não sabem direcioná-las para a sua aprendizagem escolar, que é a base para que tenham um futuro promissor.
Grande parte dos alunos de hoje infelizmente não estão dando o devido valor ao estudo. A indisciplina está cada vez maior em sala de aula dificultando o trabalho do professor(a). Mesmo com toda a tecnologia disponível aos professores, se não tivermos a ajuda dos pais e o empenho dos alunos todo será inútil.

Professora: Maria Madalena da S.T. Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário