sexta-feira, 20 de maio de 2011

TIC UNIDADE III, Atividade 3.2: Mídias Digitais

Para realizar a atividade 3.2 “naveguei” por alguns sites e blogs utilizando o  Google. Encontrei alguns quem achei importante estar repassando a que se interessar

  •             O quinto foi um blog muito interessante, chamado: Professores Solidários, neste blog tem muitas atividades para auxiliar os professores.
  •      O oitavo site foi o Letra e musicas, nele pode-se encontrar variados tipos de letra e vídeos de músicas para fazer download.
  •     O nono foi o Youtube,  onde encontrei o vídeo da Turma da Mônica em: boas maneiras, que pode ser trabalhado com alunos pequenos.
  •    O décimo foi também do youtube que fala sobre ciências por miúdos, Programa zero. Este vídeo é na língua portuguesa, sendo bom para mostramos aos alunos a forma diferente do nosso “português” para o “português” de Portugal:
Portanto como se vê a definição de mídia digital é muito ampla e abre um leque para outras informações. As mídias digitais a meu ver são importantes, pois nos possibilita transmitir e acessar diferentes informações de forma rápida e clara.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

TIC UNIDADE III, Atividade 3.1: Reflexão

Gostei do vídeo Bloco do Passo e também da entrevista do Professor Lucas. Uma frase sua me chamou a atenção.
“Inabilidade dos  responsáveis pelo processo  educativo de uma determinada pessoa. Quando alguém diz: “esse aí não quer nada” se esquece de que todo mundo sempre quer alguma coisa. Talvez essa pessoa não queira, o que a gente quer que ela queria, mas, certamente algo ela quer”.

Realmente nós temos o defeito de falar “esse aí não quer nada”, quando nos deparamos com um aluno, pouco interessado na aula, ou às vezes com alguma pessoa que nos deparamos na nossa família, no trabalho, na rua. É muito fácil julgarmos. Difícil é nos colocarmos no lugar desta pessoa ou aluno(a). Para ver o que de fato eles querem, porque como disse o professor na fala acima. Todo mundo quer alguma coisa.
Com relação  a pergunta da atividade 3.1 sobre a contribuição do video e da fala do  professor Lucas a respeito de  trazer alguma ideia para o trabalho na escola. Acredito  que trás sim, pois mostra que o trabalho em grupo quando bem organizado pode dar certo. Devemos estar buscando formas de fazer com os alunos trabalhem em equipe, porém de uma forma que todos se ajudem mutualmente e não que um fique esperando que o outro faça por ele.
Já com relação pergunta: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprende a mesma coisa? É difícil de responder. Pois depende do que se ensina; se for uma dança, uma música, talvez se consiga. Mas na maioria das vezes não são todos os alunos que aprendem e sim um grupo de alunos. Pois dentro de uma sala de aula temos diferentes inteligências, diferentes gostos. Todos aprendem, mas acredito que não necessariamente as mesmas coisas e ao mesmo tempo.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

TIC UNIDADE II, Atividade 2.7 Visitando a Wikipédia e o Wiktionary

Acessei os sites da Wikipédia e o Wiktionary e tanto um quanto o outro são muito importantes, pois possibilitam o acesso a variados tipos de informações.
Pesquisei por educação, professores, cidades, saúde, alimentos, plantas, verbos etc. tudo que procurei encontrei, e com informações claras e de fácil entendimento.
O mais interessante é que em todos os textos que acessamos é disponibilizado no texto, hyperlinks que direcionam a outras informações.

TIC UNIDADE II, Atividade 2.6: Registro digital da experiência

Grupo:  Maria Madalena e Dhayanne


 Desenvolvemos o plano de aula da atividade 2.4. Com os alunos da turma do 2º ano da Escola Municipal Cristalino.
  A aula foi iniciada com uma roda de conversa  onde demos explicações sobre o que seria trabalhado. Dando ênfase à importância  da água e do meio ambiente, para a nossa sobrevivência. Dividimos os alunos em dois grupos para facilitar a orientação aos mesmos.
Todos foram participativos nas  atividades realizadas. Gostaram de utilizar o computador para ver as imagens de água e das enchentes causadas pela chuva. Alguns alunos ainda apresentam dificuldades em utilizar o computador, mas são muito interessados em aprender.
Outros alunos já tem prática em usar computador e conseguem acessar sites sozinhos, contudo o que mais gostam de acessar são jogos.
A atividade de pintura e confecção de cartaz também foi bem sucedida, expomos os cartazes próximos ao bebedouro e lavatório, para alcançar o maior número possível de alunos e funcionários. Tiramos fotos de todo o desenvolvimento da aula e fizemos um vídeo para colocar nos nossos blogs.
Desenvolver a aula em grupo  foi muito importante, pois sozinha seria difícil auxiliar a todos os alunos no uso dos Netbooks e na confecção dos cartazes.




TIC UNIDADE II, Atividade 2.5: Desenvolvimento da aula

TIC UNIDADE II, Atividade 2.5: Observação da aula da Profª Cursista Dhayanne

quarta-feira, 11 de maio de 2011

TIC UNIDADE II, Atividade 2.3: Portfólio de Maria Madalena da Silva Themoteo Leonardo

Inicie o curso da unidade I: tecnologias na educação, realizando a atividade 1.1 com o texto quem sou eu, onde cito algumas informações pessoais e profissionais.
Em seguida realizei a leitura e fiz  a atividade 1.2 relacionada ao texto As Sereias do ensino eletrônico,
Na  atividade 1.3 foi nos foi orientado assistir o vídeo de Dowbor, onde o mesmo fala sobre educação e tecnologia, após assistir ao vídeo fiz um texto dando minha opinião sobre o assunto abordado no mesmo.
A atividade1. 4 tecnologia em minha escola, foi feito em forma de slides mostrando um pouco das tecnologias usadas na escola Municipal Cristalino Água Boa –MT, onde trabalho atualmente.
Na atividade 1.5  fiz um comentário de uma atividade realizada pelas Professoras: Elzinha Lizardo Nunes e Rosângela Carvalho de Oliveira Santos, pois a mesma veio a calhar com as atividades que já realizei com alunos. A atividade realizada foi: conhecendo uma experiência.
Atividade 1.6: reflexão. Com esta atividade fiz uma reflexão a respeito dos recursos tecnológicos citados no vídeo: As Tics no ensino.
Atividade 1.7: pesquisa de projeto.  Para realizar esta atividade pesquisei no meu arquivo de projetos desenvolvidos durante meu curso de Pedagogia. Optei por falar do projeto: A Inserção do Negro na Sociedade Águaboense.
Atividade 1.8  resumo do projeto, nesta atividade fiz um resumo da pesquisa de projeto da atividade  1.7 em forma de slides.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Curso Relações Raciais,Reflexão sobre o Modulo 3

Pelo o que eu entendi da leitura do modulo 3: Introdução da historia da África. Os africanos lutaram de varias formas contra a escravidão do seu povo, fato comprovado por terem sido  uma das últimas regiões do planeta a cair sob o domínio europeu.
Não satisfeitos com a força de resistência dos africanos os europeus usaram varias formas para conseguir seu objetivo. Fizeram guerras, alianças, acordos diplomáticos duvidosos. Contudo acabaram conseguindo êxito, quando usaram de  má fé e colocaram os africanos uns contra os outros, com o objetivo de dividir para dominar.
 Acredito que por falta de conhecimento ou por  ganância, alguns africanos  se deixaram corromper. Fato que os levou a irem contra seu próprio povo, tornando-os presas fáceis nas mãos dos europeus, sem escrúpulos.
            Uma vez dominados, tornou-se muitos difícil conseguirem se reerguerem, e acabaram sofrendo todo tipo de castigos e humilhações por parte dos seus senhores. Fato bem conhecido na triste e podre historia da escravidão