terça-feira, 19 de abril de 2011

TIC UNIDADE I, Atividade 1.5 : Conhecendo uma experiencia

NÚCLEO TECNOLÓGICO DE ÁGUA BOA - NTM
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs 100 HORAS

CURSISTA: Maria Madalena da Silva Themoteo Leonardo

ATIVIDADE 1.5 - CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

FICHAMENTO
NOME DO PROGRAMA: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7893

AUTORAS:
 Professoras: Elzinha  Lizardo Nunes e Rosângela Carvalho de Oliveira Santos.

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Ciências


         Optei por comentar a aula sobre meio ambiente, das Professoras: Elzinha Lizardo Nunes e Rosângela Carvalho de Oliveira Santos, pois a mesma veio a calhar com as atividades que já realizei com alunos em outros anos e estou trabalhando atualmente com minha turma de 2º ano na Escola Municipal Cristalino. As estratégias utilizadas pelas professoras citadas acima são muito interessantes, pois faz junção entre a sala de aula e laboratório de informática.
       Em sala de aula a professora explica a importância do projeto, e sua contribuição ao meio ambiente, faz leitura da revista Agrinho, onde contém orientações sobre preservação ambiental, faz reflexão e discussão sobre o tema, orienta os alunos a produzirem textos e a fazerem desenhos relacionados ao tema. Complementaram a aula levando os alunos para jogarem o jogo de reciclagem no laboratório de informática. Contudo, antes de levar os alunos, elas deram esclarecimentos sobre a atividade que seria realizada e sua importância.
      Os recursos utilizados para a realização destas aulas pelas professoras foram: Pesquisas no Laboratório de Informática sobre as questões ambientais; Visitas em aterros sanitários ou Usinas de Reciclagem, acompanhados por profissionais responsáveis. Leitura de jornal e revistas. Vídeo sobre questões ambientais, lixo e documentários.
       A forma de avaliação escolhida pelas professoras foi em forma de observação e relatórios.
Esta aula a meu ver foi muito importante para todos os envolvidos. Preservar o ambiente em que vivemos é fundamental para continuarmos a existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário