Após ler o texto As Sereias do ensino eletrônico, fiquei um pouco preocupada com o que ensinar para os alunos. As proibições citadas no texto e que sabemos que existem. É preocupante, pois levar os alunos para frente do computador e fazer o mesmo que se faz em sala de aula, não irá motivá-lo. Deixar que façam o que mais os agradam, corremos o risco dos alunos ficarem somente acessando jogos não educativos e sites de relacionamentos.
Então o que fazer? Uma pergunta que acredito fazer parte do pensamento de muitos educadores. Muitas vezes o professor(a) leva os alunos para frente do computador achando que está abafando, acreditam quê vão mostrar e ensinar algo maravilhoso. No entanto a maioria dos alunos já sabem aquilo e muito mais, por terem acesso a computador em casa, nas casas de amigos e nas Lan houses. Então o professor se vê obrigado a direcionar atividades que ele já ensina em sala de aula, para não perder o controle da situação e muitas vezes não se sentir diminuído em frente aos alunos.
É importante lembrar que os alunos de hoje, começam a ter acesso a computadores muito cedo, com 4, 5 anos, sem contar que já nasceram na era da internet. O que não acontece com a maioria dos educadores que ainda estão engatinhando nestas inovações tecnológicas e alguns ainda são muito resistentes ao novo.
Apesar de toda a minha preocupação, a minha expectativa é grande em relação ao uso das novas tecnologias, já tenho um pouco de experiência na área, pois já tive oportunidades de estar dando aulas de iniciação a computação para a Pré Escola, e já estou começando a fazer o mesmo com meus atuais alunos do 2º ano. Estou confiante que frequentando as aulas das Tics, irei obter informações valiosas, que poderão auxiliar-me em minha pratica em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário