A utilização de novas tecnologias a fim de melhorar a pratica pedagógica é muito importante, contudo temos que estar atentos para que façamos bom uso desse aparato. A televisão e vídeo podem e devem ser usada como instrumento de trabalho na creche e na pré escola, entretanto o educador precisa verificar se a programação faz parte da proposta pedagógica e se está adequado com a faixa etária.
Para orientar destacamos alguns pontos que devem ser levados em conta:
- O filme exibido às crianças é de qualidade?
- Qual mediação que será feita para que os pontos de interesse sejam bem explorados?
- O tempo de exibição para atingir os resultados esperados está apropriado ou exagerado?
- Qual o efeito educativo daquela atividade, e qual o seu objetivo?
Tendo essas preocupações em mente e articulando esse material a outras atividades como: contar estórias, produzir artes visuais, fazer teatro e e conhecer ritmos músicais dentre outros.
A TV pode ser usada como um dos possíveis elementos de apoio e não o único a ser usado. Passar o mesmo filme dezenas de vezes para agradar as crianças, que gostam de repetições, pode ser uma armadilha. O professor deve colaborar para o aumento de repertório de conhecimentos da turma, e não acrescentar a TV na rotina sem objetivos definidos, pois passará a ser uma perda de tempo, não contribuindo em nada com a aprendizagem dos educandos.
Hoje temos inúmeros filmes infantis de ótima qualidade, que falam sobre meio ambiente, preservação, religião, boas maneiras e tantos outros assuntos que podem ser muito úteis em sala de aula. Citaremos em seguida dois que abordam questões como: Preconceito (filme "Espanta Tubarões") e Amizade (filme "Dogão").
É importante que os educadores tenham essa consciência e senso de responsabilidade e utilizem a TV e vídeo da melhor forma possível, sempre visando melhorar a aprendizagem dos alunos, incentivado-os a tornarem-se pessoas criticas e conscientes nesse processo de construção do conhecimento.
Texto feito por: Profª Maria Madalena S.T.Leonardo e Profª Cristina Rezende
Nenhum comentário:
Postar um comentário