domingo, 26 de junho de 2011

TIC Unidade IV. Atividade 4..3 Socializando experiência com projetos



Para realizar esta atividade optei por falar sobre o projeto realizado por mim juntamente com a professora Nilce Maria de Jesus Queiroz, em 2007, no III Seminário Temático, Linguagem: Leitura e Escrita do curso de pedagogia pela UNEMAT. Já em 2007 utilizamos computador, internet, máquina fotográfica, retro- projetor entre outros.
O nosso objetivo na época foi demonstrar que as Parlendas, Provérbios, Trava-linguas e Adivinhações contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, pois  leva o aluno a ter prazer e satisfação em desenvolver as atividades, bem como ter uma melhor compreensão. Ao realizar estas atividades com os alunos percebemos que eles tiveram  prazer em desenvolvê-las, pois o conteúdo aplicado fazia parte de sua cultura e já estavam familiarizados com o mesmo. Observamos que as crianças costumam brincar falando versos adivinhações, provérbios e trava-linguas de forma simples, natural e espontânea. O conhecimento prévio dos alunos favoreceu o desenvolvimento do trabalho, a participação dos alunos foi dinâmica, fazendo com que  assimilassem com mais facilidade os conteúdos desenvolvidos.
O uso das tecnologias acima descritas foram fundamentais para o sucesso da pesquisa, pois sem os mesmos, nosso trabalho teria sido bem mais difícil e talvez não tivéssemos alcançado o  nosso objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário