sexta-feira, 22 de abril de 2011

TIC UNIDADE I,Atividade 1.7: Pesquisa de Projeto


Título: A Inserção do Negro na Sociedade Águaboense
Fundamentos da Educação: Antropologia e Sociologia
Conteúdos Curriculares: Preconceito racial.
Número de alunos: 25
Tecnologias utilizadas: Máquina fotográfica, televisão, dvd, computador e data show.
Autoras: Mª Madalena da S. Themoteo Leonardo, Nilva Paula Stein e Salete Teleken Knopf.

Para realizar esta atividade pesquisei no meu arquivo de projetos desenvolvidos durante meu curso de Pedagogia. Optei por falar do projeto: A Inserção do Negro na Sociedade Águaboense. Realizei este projeto com meus antigos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cristalino no ano de 2006, juntamente com as Professoras: Nilva Paula Stein e Salete Teleken Knopf.
O nosso objetivo com este projeto foi verificar como se dava a inserção do negro na sociedade Águaboense, para poder oportunizar a todos os envolvidos, esclarecimentos sobre os direitos do negro. A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas, DVD  Escola (do MEC), entrevistas e questionários aos alunos da escola e demais segmentos da sociedade.
Ao lermos os questionários aplicados, percebemos que a maioria dos entrevistados declararam nunca terem sofrido nenhum tipo de preconceito, ao ingressar na escola, bem como no mercado de trabalho. Portanto sentimos que a maioria das pessoas preferia acreditar que vivemos em um país igualitário e sem preconceitos. Para não ter que encarar o problema de frente, percebemos isso ao ler os questionários respondidos por algumas empresas, onde afirmaram usar os mesmos critérios para a contratação de seus funcionários.
Contudo constatamos que a quantidade de funcionários negros em cargos mais elevados nestas empresas era muito inferior a de brancos. Nas escolas também notamos que em alguns casos ocorreu o mesmo problema de negação da realidade, talvez por medo de represálias ou vergonha de admitir o problema. Chegamos a esta conclusão, pois, como professoras, quase que diariamente presenciávamos cenas de racismo e discriminação entre os alunos.

Um comentário:

  1. O motivo que me levou a escolher este projeto foi porque coincidentemente, após 5 anos, voltei a trabalhar na mesma escola citada acima e estou desenvolvendo atividades sobre diversidade com meus alunos de 2º ano.

    ResponderExcluir