terça-feira, 12 de abril de 2011

TIC Unidade I, Atividade 1.3: Educação e tecnologia

 Em sua Entrevista sobre Educação e tecnologia concedida à Rede Vida em maio de 2004, Ladislau Dowbor, falou que:
” frente à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A visão geral, é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam, com televisão, internet, cursos de atualização tecnológica, processos de requalificação empresarial e assim por diante. Na sociedade do conhecimento, a escola, que tem no conhecimento a sua matéria prima, tem de assumir um papel muito mais central.”

 Achei interessante que a entrevista em questão foi realizada em 2004 e só agora tivemos acesso a ela. Isso prova o quanto à educação ainda caminha a passos lentos. Mas como diz o ditado: “antes tarde do que nunca”. O único problema a meu ver é que muitos professores da nossa região só passaram a ter acesso ao uso do computador há pouco tempo, e os alunos já estão bem mais adiantados nessa área. Cabe aos professores ouvir esses alunos e aproveitar sua experiência e conduzi-las para fins educativos.
Concordo com a fala de Dowbor, no que diz respeito à escola ser mais organizadora do que lecionadora, pois  não podemos ficar simplesmente repassando conteúdos sem associá-lo a vida. O aluno aprende muito mais fazendo do que simplesmente ouvindo em sala de aula.
Costumo na medida do possível associar o conteúdo de sala com atividades práticas para reforçar o conhecimento dos alunos. Achei importante que na fala de Dowbor ele cita os outros espaços tecnológicos, pois tem pessoas que costumam pensar só em computadores quando se fala em tecnologias.
O aluno de hoje tem acesso a muitas informações e cabe a nós professores orientá-los para fazer bom uso de tantas informações, saber selecionar o que é bom para o nosso crescimento humano e descartar o que é nocivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário