domingo, 13 de junho de 2010

Reflexão sobre o vídeo: Tecnologia e Metodologia

Tecnologia em minha vida

Gostei de assistir o vídeo sobre Tecnologia e Metodologia, achei muito engraçado a forma da professora dá a sua aula de tabuada, tanto antes, quanto depois do uso de ferramentas tecnológicas.

Para ela não adiantou nada os recursos, pois ela manteve a mesma metodologia, não enriquecendo em nada suas aulas, nem tão pouco tornando-as prazerosas e instigantes para os alunos, que ao invés de estarem entusiasmados com a novidade, continuaram na mesmice, repetindo a tabuada de forma mecânica e sem emoção.

Como diz no vídeo, não adianta novas tecnologias, se mantivermos a nossa metodologia antiga e tradicional, precisamos mudar a nossa forma de encarar as novas ferramentas de trabalho que dispomos atualmente e buscar sempre inovar e procurar jamais fazer como a professora citada no vídeo acima mencionado.

A tecnologia em minha vida é de suma importância e procuro fazer o melhor uso possível. Trabalho com educação infantil, este ano estou trabalhando com maternal II e Pré I, busco sempre pesquisar atividades diferenciadas para tornar minhas aulas prazerosas para os meus alunos e ao mesmo tempo para mim, pois é bem mais fácil e melhor utilizar o computador, o scanner, a impressora, do que as nossas antigas ferramentas de trabalho.

No ano de 2008 e 2009 tive a oportunidade de dar aulas de iniciação à computação para os alunos de Pré I e II da nossa escola e as crianças gostavam muito, desenhavam no Paint, jogavam diferentes tipos de jogos, pintavam, escreviam seus nomes etc.

Este ano ainda não pude levar meus atuais alunos a ter acesso ao computador, devido a problemas alheios a minha vontade. Tais como: poucos computadores para muitos usarem, computador com defeito etc. Contudo assim que estes problemas sejam solucionados estarei levando meus alunos de Pré I para fazer algumas atividades no computador. Bem como os do maternal II, pois têm historinhas, fotos e musicas que podem ser direcionadas a essa faixa etária, e quanto antes às crianças tenham contato com o computador, mais facilidades terão no futuro.

As novas tecnologias estão aí pra serem usadas, temos que nos atualizar a cada dia, senão ficaremos a margem da sociedade, as crianças de hoje já nascem informatizadas e não suportam professores tradicionais que tem medo ou preguiça de inovar em suas aulas e continuam com a mesma metodologia de antigamente.


Profª: Maria Madalena da S. T. Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário